Pular para o conteúdo principal

Profissional de Logística e suas responsabilidade


 
As responsabilidades no exercício das atribuições exigem visão sistêmica e estratégica, capacidade de comando, liderança, além de densos conhecimentos de estratégias de segurança e respectivas tecnologias e equipamentos. Na administração, a matemática é útil em diversas situações: na elaboração de um planejamento, no controle do fluxo de mercadorias, proporciona também soluções de problemas empresariais, seja na área de recursos humanos, de produção, de comercialização, de finanças ou na própria área de administração geral.

O que é ser um profissional de logística?

O profissional de logística é aquele responsável por fornecer todos os recursos para a execução das atividades da empresa, bem como transporte, materiais, armazenamento de mercadorias, processamento de pedidos, armazenamento de informações, etc. O papel principal do setor de logística é planejar, implementar e controlar o fluxo e armazenamento eficiente e econômico das matérias-primas e da produção, bem como deter todas as informações referentes, além de ser responsável pelo planejamento da distribuição, controlando tudo, da produção ao consumo. A logística é dividida em dois tipos de atividades: as principais, que englobam os serviços de transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos; e as secundárias, que englobam armazenagem, manuseio de materiais, embalagens, suprimentos, planejamentos e sistemas de informação. 
A área mercadológica, por exemplo, tem por foco principal a utilização de técnicas que visam permitir uma determinada organização conhecerem o mercado atual e possível para o seu produto, objetivando uma maximização das vendas do referido produto.

Segundo Maia, “a mercadologia utiliza técnicas fundamentadas em estatística, demografia, geopolítica, interpretação da legislação aplicável à área objeto de análise, utilização dos meios de comunicação e econometria”. Este exemplo comprova que a utilização de cálculos e gráficos facilita a vida do administrador nas decisões a serem tomadas e a melhor forma de lidar com o mercado.

Quais são as características necessárias para ser um profissional de logística?
Para ser um profissional de logística é necessário entender do funcionamento de empresas, de produção e distribuição. Além disso, outras características necessárias são:
capacidade de organização
visão de projeto
responsabilidade
raciocínio rápido
facilidade de coordenação de equipes
habilidade com números
habilidade para resolver situações adversas
paciência
metodologia
habilidade para lidar com as pessoas
Outra aplicação corrente da matemática nos espectros administrativos refere ao campo de pesquisa operacional. Esta estratégia utiliza-se do método cientifico para resolver problemas, ressaltando o julgamento objetivo em relação ao julgamento subjetivo. É algo tão metódico que é formulado em fases, as quais: formulação do problema, dedução de uma solução modelo, estabelecimento do controle sobre a solução proposta e programar a solução. Mais uma vez observa-se um emprego explícito de conceitos matemáticos numa estrutura que objetiva resolver problemas e tomar decisões.
Organização Logística:

Compreender o Sistema Logístico, suas funções e atividades elementares.

Métodos de Decisão:

Técnicas e métodos para decidir sobre problemas de natureza logística.

Tecnologia:

Ferramenta para executar as decisões e melhorar o desempenho do sistema logístico.
 

Quais as principais atividades de um profissional de logística? 

organizar a parte de logística da empresa
prestar consultoria
gerenciar o sistema de informações e recursos
gerenciar o setor de suprimentos da empresa, que podem ser tanto internos, como matérias-primas para a produção, sempre buscando o menor custo
analisar a rentabilidade dos negócios a serem feitos e maneiras de maximizar os lucros
simular distribuições para elaborar formas de aumentar a rentabilidade
produzir relatórios de controle de riscos nos negócios
organizar aspectos relacionados com a produção
gerenciar transportes das mercadorias com o menor custo possível
processar os pedidos
controlar o armazenamento da produção
organizar o sistema de embalagens
planejar uma estratégia de distribuição que valorize o produto distribuído, e ao mesmo tempo seja eficiente e econômico
definir os pontos de distribuição das mercadorias, segundo as características do produto
controlar os pagamentos e recebimentos referentes a distribuição de mercadorias
realizar a entrega do produto ou serviço no dia e na hora combinada
elaborar estratégias de diminuição de gastos .


Áreas de atuação e especialidades
 

O profissional de logística pode atuar em diversas áreas, entre elas estão:


Logística Empresarial: área da logística que visa prover melhor nível de rentabilidade na distribuição, através de planejamento e controle no fluxo dos produtos Supply Chain Management: (gerenciamento de cadeia de suprimentos) integração dos processos do negócio até o usuário final
Logística Internacional: analisa as especificidades do comércio internacional e avalia as condições de transportes e distribuição, além de analisar a rentabilidade Logística e marketing: área que visa enquadrar a logística nas estratégias de marketing Business Process Redesign: analisa o controle dos riscos e informações dos processos de negócios Projetos de embalagens: projeção de embalagens seguindo os conceitos da logística Simulação de operações: explora o uso da Tecnologia da Informação, através de simulações que visam melhorias Sistema de previsão de demanda: previsão de demanda para auxílio na tomada de decisões logísticas Desenvolvimento de Softwares de apoio logístico: serviços logísticos baseados em compartilhamento das informações
Assessoria em terceirização: assessoria estratégica na contratação de prestadores de serviços logísticos.

Referências Bibliográficas

http://www.artigonal.com/administracao-artigos/profissional-de-logistica-2216924.html

http://editorarevistas.mackenzie.br/index. php/rmec/article/viewFile/1949/1400

http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/50F195604E91D8348325750000341135/$File/ARTIGO%20setec_logistica_Jose%20Alexandre%20de%20Souza%20Gadioli_sebrae.pdf

http://www.youblisher.com/p/391324-Bases-Logisticas-Matematica-aplicada-a-logistica/

http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1066

http://www.newslog.com.br/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=091451&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=221689&Titulo=O%20USO%20DA%20MODELAGEM%20MATEM%C1TICA%20APLICADA%20A%20LOG%CDSTICA

http://www.convibra.com.br/2008/artigos/210_0.pdf

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAH54AC/a-importancia-matematica-na-administracao

Postagens mais visitadas deste blog

Objetivos da Logística

Logística tem por objetivo planejar, colocar em operação e controlar as atividades de logística de uma empresa, utilizando as metodologias e tecnologias atualizadas de gestão e identificando oportunidades de redução de custos, aumento da qualidade dos serviços em geral e aumento da qualidade de cumprimento do prazo. O profissional sairá preparado para aperfeiçoar os processos de aquisição, armazenamento e distribuição de materiais dentro do conceito de cadeia de suprimento (supply-chain), bem como para analisar aspectos de dimensão e localização de Centros de Distribuição, visando à minimização de custos operacionais e tributários, sem perda na qualidade dos serviços, e possibilitando vantagens competitivas para a empresa.




No Brasil, o Decreto-Lei 1.598/77, em seu artigo 14 determina que: o contribuinte que mantiver sistema de contabilidade de custo integrado e coordenado com o restante da escrituração poderá utilizar os custos apurados para avaliação dos estoques de produtos, principa…

Gargalos Logísticos

O sentido no qual o termo "gargalo" está sendo empregado é de representar os fatores que configuram um estrangulamento, um impedimento à expansão ou desenvolvimento de alguma atividade econômica.

Os "gargalos" são todos os pontos dentro de um sistema industrial que limitam a capacidade final de produção. E por capacidade final de produção devemos entender a quantidade de produtos disponibilizados ao consumidor final em um determinado intervalo de tempo.
São vários problemas que comprometem a logística no Brasil e, consequentemente, a competitividade e eficiência tanto da indústria nacional (inviabilizando as exportações em alguns casos) quanto das filiais brasileiras de empresas multinacionais.
Os gargalos da logística inclusive já estão computados no chamado "Custo Brasil".
Os fatores e as questões socioambientais somadas às questões comerciais e econômicas apresentam-se latentes nas questões estratégicas das operações o que resulta em investimentos logísti…

20 perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego e dicas de como você pode respondê-las para se dar bem em um processo de seleção.

1. Fale sobre você.
Não existe regra. Cada entrevistador tem uma expectativa. No geral, o selecionador quer saber mais sobre a formação acadêmica do candidato, o que ele gosta de fazer (hobby), seus sonhos e expectativas. A orientação é direcionar o discurso para o âmbito profissional.
2. Quais são seus objetivos a curto prazo?
O candidato tem de pensar qual é o seu objetivo antes da entrevista. Só assim vai saber se determinada oportunidade de empregoé interessante para ele. É necessário que o profissional “entreviste” também a empresa e averigue se a proposta é significante para sua carreira.
3. Quais são seus objetivos a longo prazo?
Como em uma relação a dois, é primordial que a pessoa deixe claro quais são seus anseios na vida profissional. Para isso, é preciso ter clareza. O erro da maioria dos candidatos é a passividade, isto é, aceitar uma proposta sem saber o que é relevante para sua trajetória profissional.
4. Como você lida com as pressões do trabalho?
O candidato deve dar …