quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Segurança do trabalho

A diferença entre LOGÍSTICA e SEGURANÇA é muito grande, não se deve comparar e nem questionar qual dos dois é mais importante, com isto não se coloca a prova, o conhecimento e nem o objetivo de ambas as partes, quando dizem - "qual dos dois merece mais atenção" - entretanto, a SEGURANÇA é mais ampla,pois se refere não soemnte a segurança de produtos,mas também aplica-se a segurança dos integrantes que estã envolvidos dentro do processo interno da LOGÍSTICA, desde o relacionamento com os fornecedores até os componentes de segurança de cada processo e sistema.

Faz-se necessário desenvolver a ligação entre os processos logísticos com a preservação da saúde e da segurança no trabalho. De acordo com Dias (1992), a Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais é definida como a atividade que compreende o agrupamento de materiais de várias origens e a coordenação dessa atividade com a demanda ou serviços da empresa. O domínio da prática de Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais torna-se um desafio para os administradores de empresas, tendo em vista que com a absorção do conceito vê-se a necessidade de não só controlar, bem como eliminar os elementos de ineficiência e de desperdícios no meio de produção, facilitando assim a condição de um menor custo no processo produtivo da respectiva organização, e também possibilitar a melhoria da qualidade de sua operação, desde a entrada dos recursos até a saída dos mesmos como produtos ou serviços fins.

Tudo isso pode ser identificado com a dinamização do sistema logístico que engloba o suprimento de materiais e componentes, a movimentação e o controle de produtos, em virtude de uma boa administração de estoques, provenientes do comprometimento dos administradores em coordenar os suprimentos, produção, embalagens, transporte, comercialização e finanças, verificando assim, que a Administração dos Recursos Materiais torna-se um conceito composto de práticas administrativas que possibilitam maior desenvolvimento produtivo viabilizando o mínimo de capital para investimento.

Pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. O acidente de trabalho é definido pela legislação brasileira como toda redução ou perda de capacidade laborativa que seja causada por fatores exógenos e traumáticos relacionados ao trabalho. Deve haver dois critérios: etiologia laboral e lesividade. Não se considera acidente de trabalho um dano sem repercussão na capacidade laborativa ou que tenha origem fora do trabalho (extra laboral).

O acidente de trabalho inclui qualquer injúria sofrida no horário e no local de trabalho, como agressão física ou incêndio, mesmo que em hora de almoço ou descanso. Inclui também uma lesão ocorrida a caminho do trabalho ou de volta para casa e viagens de trabalho ou de estudo financiadas pela empresa. A doença ocupacional é igualada ao acidente de trabalho para todos os efeitos, nesse caso é necessário verificar se a causa é de fato laboral.

Segurança do trabalho (ou também denominado segurança laboral) é um conjunto de ciências e tecnologias que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil a Legislação de Segurança do Trabalho, Portaria 3.214/78, compõe-se de Normas Regulamentadoras, Normas Regulamentadoras Rurais, outras leis complementares, portarias, decretos e, também, as convenções da Organização Internacional do Trabalho ratificado pelo Brasil.  

O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Também os empregados da empresa constituem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

É uma das áreas da segurança e saúde ocupacionais, cujo objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para as pessoas.

O que é Segurança do Trabalho?

Segurança no trabalho

De acordo com Chiavenato (1999) a segurança no trabalho corresponde a um conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas sobre a implantação de práticas preventivas.

Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais, bem como para proteger a integridade e a capacidade de trabalho do servidor. Os equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como ascensores, elevadores de carga, guindastes, montacarga, pontes-rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras rolantes, transportadores de diferentes tipos, serão calculados e construídos demaneira que ofereçam as necessárias garantias de resistência e segurança e conservados em perfeitas condições de trabalho.Destacam-se entre as principais atividades da segurança do trabalho:

 Prevenção de acidentes

 Promoção da saúde

 Prevenção de incêndios

Higiene do trabalho

Segundo Chiavenato (1999) a higiene do trabalho refere-se a um conjunto de normas e procedimentos que visa a proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservado-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas as suas atividades laborais.

Saúde ocupacional

Saúde ocupacional ou saúde no trabalho consiste na promoção e prevenção da saúde dos trabalhadores. A saúde ocupacional possui uma abordagem de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce de agravos à saúde relacionados ao trabalho, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde do trabalhador

Acidente de trabalho

É aquele que ocorre durante o serviço, ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional e pode resultar em morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho. Seja em caráter permanente ou temporário, o acidente de trabalho inclui também as doenças ocupacionais

Saúde e segurança no trabalho e seu objetivo

A higiene e a segurança do trabalho têm objetivos inter relacionados e de fácil compreensão, por definir o fator de preservação da saúde, diante de doenças ocupacionais e a prevenção de acidentes do trabalho, que impossibilitem o exercício normal da profissão e da organização como organismo vivo. Como principais objetivos observados na prática de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, visualizam-se:

A eliminação das causas das doenças profissionais; redução dos efeitos prejudiciais provocados pelo trabalho em pessoas doentes ou portadoras de defeitos físicos; prevenção de agravamento de doenças e de lesões; manutenção da saúde dos trabalhadores e aumento da produtividade por meio de controle do ambiente de trabalho (CHIAVENATO, 1989).

Normas Regulamentadoras

1.1 NR 1 Disposições Gerais

 1.2 NR 2 Inspeção Prévia

 1.3 NR 3 Embargo ou Interdição

 1.4 NR 4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

 1.5 NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

 1.6 NR 6 Equipamento de Proteção Individual

 1.7 NR 7 Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

 1.8 NR 8 Edificações

 1.9 NR 9 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

 1.10 NR10 Serviços em Eletricidade

 1.11 NR 11 Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

 1.12 NR 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

 1.13 NR 13 Caldeiras e Vasos de Pressão

 1.14 NR 14 Fornos

 1.15 NR 15 Atividades e Operações Insalubres

 1.16 NR 16 Atividades e Operações Perigosas

 1.17 NR 17 Ergonomia

 1.18 NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

 1.19 NR 19 Explosivos

 1.20 NR 20 Líquidos Combustíveis e Inflamáveis

 1.21 NR 21 Trabalhos a céu aberto

 1.22 NR 22 Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração

 1.23 NR 23 Proteção contra incêndios

 1.24 NR 24 Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho

 1.25 NR 25 Resíduos Industriais

 1.26 NR 26 Sinalização de Segurança

 1.27 NR 27 Registro Profissional do Técnico de Segurança do Trabalho no Ministério do Trabalho

 1.28 NR 28 Fiscalização e Penalidades

 1.29 NR 29 Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário

 1.30 NR 30 - Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário

 1.31 NR 31 Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura

 1.32 NR 32 Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde

 1.33 NR 33 - Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados

 1.34 NR 34 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval

 1.35 NR 35 - Trabalho em Altura

 1.36 NR (ainda não aprovada) - Norma Regulamentadora sobre Abate e Processamento de Carnes e Derivados

Referências Bibliográficas

http://www.ccuec.unicamp.br/revista/infotec/artigos/renato_cardoso.html

http://www.logisticadescomplicada.com/tecnologia-da-informacao-ti-e-logistica-como-funciona-essa-integracao/

http://www.youblisher.com/p/166966-TI-APLICADA-A-LOGISTICA/

http://www.mundologistico.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=267:a-tecnologia-aplicada-a-logistica&catid=46:noticias&Itemid=51

http://www.trabalhosfeitos.com/topicos/higiene-ocupacional-e-seguran%C3%A7a-do-trabalho-em-logistica-para-containers/0

www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais.../copiar.php?...

segurancaesaudedotrabalho.blogspot.com/.../logistica-e...

(www.ibge.gov.br).

(www.bristol.com.br).

http://www.ufrb.edu.br/progep/index.php/saude-e-seguranca-no-trabalho/42

http://pt.wikipedia.org/wiki/Seguran%C3%A7a_do_trabalho

http://www.areaseg.com/seg/